Visa e Valletta

Como todos sabem brasileiros podem ficar nos países do Espaço Schengen por 90 dias sem visto, porém minha permanência era acima de 90 dias, isso porque paguei 12 semanas de aula e ganhei duas semanas de férias (opcional). Então tive que pedir visto para estudante aqui mesmo em Malta.

Dica importante: Para estender o visto, o requerimento devera ser feito no mínimo 45 antes de acabar o 90 dias.

Atenção: os 90 dias começam a ser contados quando passa na emigração que costuma ser em um país da União Européia.

Mas enfim, voltando ao visto. Muitos documentos. Que chatisse!!! Mas tinha uma mulher na escola que me ajudou a juntar todos os documentos solicitados, que são: Carta da escola que comprova o pagamento do curso (original), Seguro saúde (original), Comprovante de residência em Malta (original), Comprovante de renda (valor deve ser referente à quantidade de dias que ficar em Malta multiplicado por 25€) (Print da conta do requerente ou dos país dos requerente), Formulários de requerimento do visto, Cópia de todas as páginas do passaporte

Atenção: As regras sempre mudam!!!!

Documentos em mãos. Rumo a Valletta!! Bem cedo para não pegar muita fila (acordei 6:30 e cheguei lah umas 7:30, abre a 8:00), mesmo assim esperei 1h30min . Mas depois foi rapidinho. Em Malta eles não carimbam o passaporte, eles te dão um papel azul, chamado “Blue Paper” e depois um carterinha, o ID.

Atenção: o Blue Paper não é documento, então se já passado os 90 dias, não é aconselhável sair da Ilha para viajar em outro países, mesmo sendo do Espaço Schengen. Então se pretende viajar, logo que chegar em Malta, requere o Visto. Com o ID em mãos pode ir para qualquer lugar!

Dica: Não tive problema com meus documentos, eu levei o print da minha conta em português, a moça aceitou de boa, no entanto o print em português de um amigo não foi aceito. Vai pela sorte e jogo de cintura!!!

Para tirar o visto tem a opção de ir no FELTOM também, tem que pagar uma taxa, mas o bom que não precisa enfrentar fila. (http://feltom.com/).

Quando sai da emigração, fui passear na capital VALLETTA. Gente que delícia de lugar!! Cidade antiga que transpire historia, arquitetura charmosa, ruas estreitas, vários restaurantes, cafeterias, lojas, museus e Igrejas. Uma vista linda para o Mar Mediterrâneo, de um lado pode ver as Three Cities e do outro Sliema e Gzira. Aproveitei o momento para tomar um chocolate quente na Costacoffee (http://www.costamalta.com/) e encantar mais com a capital de Malta.

No final de semana para relaxar fui à praia em frente ao meu prédio em Sliema. Do lado do Surfside (http://www.surfsidemalta.com/). Aprendi que era essa minha referência, todos conhecia esse lugar. Essa praia é de pedra como várias outros da Ilha, mas o mar é ótimo para nadar, bem rasa e relaxante.

Upper Barrakka Gardens Valletta

Photo credit: www.bay.com.mt


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *